quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Palacio da Pena


Fotos - Raz
Fonte - Wikipédia

O Palácio Nacional da Pena, também conhecido simplesmente por Palácio da Pena ou por Castelo da Pena, localizado na histórica vila de Sintra, representa uma das melhores expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX no mundo. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal, sendo aliás o primeiro palácio romântico da Europa, construído cerca de 30 anos antes do carismático Schloss Neuschwanstein, na Baviera.

Quase todo o Palácio assenta em enormes rochedos, e a mistura de estilos que ostenta (neogótico, neomanuelino, neo-islâmico, neo-renascentista, com outras sugestões artísticas como a indiana) é verdadeiramente intencional, na medida em que a mentalidade romântica do século XIX dedicava um fascínio invulgar ao exotismo.

História
No século XVI, D. Manuel I mandou construir o convento de madeira para a Ordem de São Jerónimo, substituindo-o ligeiramente mais tarde por um de cantaria para 18 monges. No século XVIII, um raio destruiu parte da torre, capela e sacristia. Isto ocorreu pouco antes do fatídico terramoto de 1755, que deixou o convento em plena ruína. O Terramoto de 1755 devastou Lisboa e os arredores e o mosteiro ou Convento da Pena caiu em ruínas. Apenas a Capela, na zona do altar-mor, com o magnífico retábulo em mármore e alabastro atribuído a Nicolau de Chanterenne, permaneceu intacta.

3 comentários:

Madalena disse...

Olá João! Bom Ano para ti e para a Ant Célia. Bom ano para a formiguinha também!
No dia 11 vou visitar o Palácio da Vila, em Sintra, também.
Beijinhos e que a vida vos corra muito bem neste 2009. Vocês merecem!

João Raz disse...

Muito Obrigado aproveite bem Sintra é realmente um esplendor.

João

Unknown disse...

Obrigada Ant Mada.Obrigada! Tudo a dobrar para ti e para os teus. Bjinhos